23 junho 2011

MATEUS - DÁDIVA DE DEUS


Mais que qualquer outro discípulo, Mateus teve uma idéia clara de quanto lhe custaria seguir Jesus, contudo não vacilou por um momento sequer. Quando deixou seu posto de cobrador de impostos, ficou desempregado. Para outros discípulos, havia a possibilidade de retornar à pesca, mas para Mateus não havia possibilidade de retorno.
Quando Mateus seguir Jesus, duas mudanças ocorreram. Primeiro, Jesus deu-lhe uma nova vida. Mateus não apenas passou a fazer parte de um novo grupo, ele pertencia ao Filho de Deus. Não somente aceitara um estilo de vida diferente, como, agora, era uma pessoa aceita. Para um cobrador de impostos, desprezado, essa mudança deve ter sido maravilhosa! Depois, Jesus deu a Mateus um novo propósito para a aplicação de suas habilidades. Ao seguir Jesus, a única ferramenta de trabalho que Mateus ainda levava consigo era a sua pena. Desde o início, Deus fez de Mateus um guardião dos registros. O chamado de Jesus permitiu que Mateus empregasse suas habilidades da melhor maneira possível. Mateus era observador perspicaz e, sem dúvida alguma, registrou o que viu a seu redor. O Evangelho que traz o seu nome é o resultado desse importante trabalho.

A experiência de Mateus indica que a vida de cada um de nós, desde o início, pode ser considerado obra de Deus em andamento. Deus nos concede muitos dons, mesmo antes de sermos capazes de responder conscientemente a sua chamado. Deus, antecipadamente, confia nós capacidades e habilidades. Ele dotou cada um para ser seu servo. Quando confiamos a Deus o que Ele mesmo nos deu, é o início de uma vida movimentada. Mateus não poderia imaginar que Deus usaria as mesmas habilidades que ele havia refinado como cobrador de impostos para registrar a mais grandiosa e gloriosa história já vivida. E Deus não tem um propósito menos significativo para um de nós . Você já reconheceu a voz de Jesus, dizendo-lhe: "siga-me"? Qual tem sido a sua resposta?

Pontos fortes e êxitos:
  • Era um dos 12 discípulos de Jesus.
  • Respondeu imediatamente ao chamado de Jesus.
  • Convidou muitos amigos à sua casa, para conhecerem Jesus.
  • Escreveu o Evangelho de Mateus.
  • Esclareceu aos judeus o cumprimento das profeciais do Antigo Testamento em Jesus.
Lições de vida:
  • Jesus aceitou pessoas de todas as classe sociais.
  • Além da hablilidade que recebeu de Deus para cuidar dos registros, atentando para os detalhes, Mateus recebeu uma nova vida e um novo propóstio.
  • Tendo sido aceito por Jesus, Mateus imediatamente procurou colocar outras pessoas em contato com o Mestre.
Informações essenciais:
  • Local: Carfanaum
  • Ocupações: cobrador de impostos, discípulos de Jesus.
  • Familiar: Pai - Alfeu.
  • Contemporâneos: Jesus, Pilatos, Herodes, os outros apóstolos.
 Versículo-chave:
"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu" (Mt 9,9).

A história de Mateus é contada nos Evangelhos. Ele também é mencionado em Atos 1.13.


Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD

Um comentário:

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL